O Programa Municipal Cozinha Escola foi instituído no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Portaria nº 33/2019, quando passou a ser reconhecido como política pública. A partir daí o programa ganhou reconhecimento e força para expandir suas qualificações por todo o território alcançando um número maior de cidadãos a cada ano.
Com foco na geração de renda, o Cozinha Escola explora as oportunidades da gastronomia enquanto importante ferramenta de reinserção social e econômica. É por meio das qualificações que o cidadão aprende conceitos ligados às boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente, sustentabilidade, Mundo do Trabalho e técnicas culinárias, além de encontrar ambiente propício para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais que o permitam gerar renda de forma autônoma ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
Todas as qualificações oferecidas no âmbito do Cozinha Escola são gratuitas. As aulas são ministradas por profissionais capacitados, no formato presencial e acontecem em cozinhas situadas em equipamentos públicos ou de entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana.
A duração dos cursos varia entre curta, média e longa. Os temas também variam e são definidos com base nas oportunidades do mercado e demandas do setor. O público-alvo prioritário do programa é o cidadão em condição de vulnerabilidade socioeconômica, mas o programa é aberto a todos aqueles que tenham interesse em gerar renda, seja acessando o mercado de trabalho ou empreendendo.
Para participar das oficinas e cursos o cidadão deve realizar a inscrição de acordo com as informações disponibilizadas na página do Cozinha Escola, no site da Fundação Paulistana. São requisitos para realizar a inscrição: ter 18 anos ou mais e estar cursando o ensino fundamental, minimamente.
Resultados
Durante o primeiro ciclo de qualificações presenciais, que terminou em agosto de 2022, a Fundação Paulistana ofertou 1.000 vagas gratuitas, por meio de 50 cursos, em 12 temas diferentes. Nesse ciclo, 728 cidadãos foram certificados. Os cursos foram ministrados em cozinhas localizadas em equipamentos públicos, como CRESANs, CEUs e de organizações parceiras.
Novas Qualificações
A Fundação Paulistana está promovendo um segundo ciclo de qualificações por meio de dois Termos de Fomento. O objeto destes termos inclui a oferta de 6.080 vagas, em 17 temas diferentes do setor da gastronomia.
As qualificações são gratuitas e vão acontecer em 16 Centros Educacionais Unificados (CEUs) espalhados nas 4 macrorregiões de São Paulo. As qualificações também poderão acontecer em cozinhas localizadas em outros equipamentos públicos e/ou em entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana.
Até novembro de 2023, já aconteceram 242 oficinas de 8 horas, 42 cursos de Cozinha Básica e 45 cursos de Cozinha Avançada, com um total de 5.061 alunos certificados, em diversos temas, como: Cozinha Básica, Cozinha Avançada, Comida de Boteco, Feijoada, Tortas e Salgados, Comida Vegetariana e Vegana, Massas e Molhos Quentes, Bolos e Confeitaria, Chocolate, Comida de São João, Caldos e Sopas e Hambúrgueres, dentre outros.
Fonte: Prefeitura de São Paulo