Literatura viva: conversa com Natália Sierpinski
A autora Natália Sierpinski compartilha sobre seu processo criativo para a produção de Afeto, sua primeira história em quadrinhos, publicada no final de 2022, em que atuou como roteirista. A HQ acompanha a adaptação da jovem Maria em uma escola nova, e os desafios que a protagonista enfrenta – apenas por ser uma garota. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 3 de fevereiro às 14h – Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de fevereiro às 11h – Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 24 de fevereiro às 11h – Biblioteca Castro Alves
Acrobatas Saltitantes
Com Karen Nashiro
Katita e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de fevereiro às 9h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 7 de fevereiro às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 20 de fevereiro às 9h – Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 21 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 22 de fevereiro às 13h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Bloquinho das Princesas e dos Super-Heróis
Parafuseta Produções
Nosso bloquinho das Princesas e Super Heróis, é um show lúdico feito especificamente para os pequenos foliões que adoram a magia das histórias de conto de fadas e as aventuras dos super-heróis que em clima de carnaval celebram com muita animação. Neste bloco as crianças têm a oportunidade de se vestirem como suas personagens favoritas, sejam elas princesas encantadoras ou heróis destemidos, e participar de uma celebração carnavalesca única com muita música, confetes e diversão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 16 de fevereiro às 15h – Biblioteca Anne Frank
Dia 21 de fevereiro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 23 de fevereiro às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 27 de fevereiro às 14h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 28 de fevereiro às 14h – Biblioteca Helena Silveira
Contação de Histórias de Carnaval
Cia Encantos da Terra
Essa contação vem em clima de Carnaval! O Saci encontra o Arlequim e ambos vão conhecer o Carnaval do Brasil! Partem em uma viagem onde conhecem alguns carnavais de regiões do país passando pelas marchinhas, sambas, maracatu e afoxés. Uma narrativa repleta de músicas e brincadeiras para a família toda! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 16 de fevereiro às 15h – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de fevereiro às 15h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 24 de fevereiro às 11h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 28 de fevereiro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral
Ô Abre Alas
Cia Palavras Andantes
O carnaval é considerado umas das principais e mais antigas festas populares do mundo sendo celebrado desde tempos antigos até os dias de hoje, num ritual em que crianças e adultos participam comemorando nos salões de clubes, nas ruas, atrás do trio elétrico, no sambódromo etc. O espetáculo “Ô Abre Alas” resgata a pureza, magia e poesia dos carnavais nas décadas de 30 a 70 por meio das tradicionais marchinhas e poemas que instauram esse clima. As marchinhas, com letras simples, alegres e cheias de malícia retratavam situações atemporais, contavam casos de amor, criavam paródias com a situação econômica do país e faziam declarações às mulatas brasileiras. As poesias descrevem a força dos sentimentos presentes no homem através das relações e experiências vivenciadas durante esta festa. E com a união dessas linguagens fazemos um convite a uma celebração cheia de alegria e emoção. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de fevereiro às 14h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de fevereiro às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de fevereiro às 14h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 15 de fevereiro às 14h – Biblioteca Malba Tahan
Dia 20 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 21 de fevereiro às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 23 de fevereiro às 10h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 28 de fevereiro às 14h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Cortejo Carnaval, Circo e Poesia
Sendero Cultural
Nessa intervenção itinerante e musical, da Sendero Cultural, o circense Kerson Formis, maestro na perna de pau – vem acompanhado por alguns músicos da Jogral Jazz Band e, juntos, fazem um cortejo carnavalesco, com muita música, poesia e brincadeiras, trazem as sonoridades de instrumentos como trompete, saxofone, trombone e percussão. No repertório, marchinhas conhecidas como “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, “Jardineira” de Humberto Porto e Benedito Lacerda, e alguns Sambas clássicos como “Saudosa maloca” de Adoniran Barbosa, “Pierrot Apaixonado” de Noel Rosa e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Uma divertida performance musical, com nu meros de malabares, música, poesia e claro, o que não poderia faltar… Muitas palhaçadas e brincadeiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de fevereiro às 14h – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 8 de fevereiro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 16 de fevereiro às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 20 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 21 de fevereiro às 13h – Biblioteca Roberto Santos
Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 de fevereiro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
CULTURA POPULAR
O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Cirandando
Movimento Vem Brincar
A intervenção musical Cirandando, propõe um cortejo brincante pelos ritmos, danças e brincadeiras populares do Nordeste. A viagem musical começa na Bahia, com brincadeiras e cantigas tradicionais do recôncavo baiano, passa pelo Pernambuco onde brinca com as diversidades de personagens e trupes do cavalo marinho e finaliza na Paraíba, brincando cantando e dançando os diversos tipos de coco de roda. Nesse passeio musical, as crianças são convidadas a conhecer mais o nordeste brasileiro as danças e os ritmos que ainda hoje vemos presente no sudeste preservadas por meio da memória ancestral. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 16 de fevereiro às 15h – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de fevereiro às 15h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 24 de fevereiro às 11h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 28 de fevereiro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral
FOLIAS BRASILEIRAS
Grupo Folias e Folguedos-Inimar dos Reis
Folias Brasileiras leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 29 de fevereiro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
Jogandança
Via Vento Cia.
Curica e Rabiola, dois viajantes em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos viverem uma divertida aventura. O enredo brincado em JOGANDANÇA apresenta roteiro costurado por um mito do oeste africano, além de jogos teatrais, musicais e dançantes inspirados nas brincadeiras próprias da infância, onde os participantes estarão envolvidos como personagens que através de jogos de improvisação ajudam a construir a história. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de fevereiro às 9h – Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 7 de fevereiro às 14h – Biblioteca Jayme Cortez
Quizumba
Indômita Cia
O circo chega na cidade e traz consigo uma novidade: um corpo negro feminino que ocupa o centro do picadeiro e conduz o show, mas será mesma uma novidade? Ursa Maior chega com seu circo e arma a maior Quizumba junto com sua Capivara de estimação, trazendo para a cena números autorais de música, magia, mistério e eventos sobrenaturais que prometem muita interação e diversão com o público. Esta palhaça carrega também o seu grande tesouro, o mastro central que mantém de pé este circo atemporal são eles os ícones negros que revolucionaram o circo brasileiro e que, através da arte, conseguiram a sua emancipação. O espetáculo “Quizumba” propõe uma reverência aos artistas negros ancestrais que fizeram parte da construção do circo brasileiro, homens e mulheres que, desconhecidos do respeitável público, abriram os caminhos para que outros artistas negros pudessem hoje protagonizar a cena. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 15 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 16 de fevereiro às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 17 de fevereiro às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 20 de fevereiro às 10h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 21 de fevereiro às 10h – Biblioteca Cora Coralina
Dia 22 de fevereiro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte
Dia 28 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 29 de fevereiro às 14h – Biblioteca Raul Bopp
Fonte: Cidade de São Paulo